O Mistério das Cinco Esferas

Eu gostaria de compartilhar com vocês uma revelação que o Senhor tem me dado relacionado as camadas atuais que existem na igreja. Eu creio que vendo por camadas, nós podemos ver onde o Pai está trabalhando para transformar a igreja para uma noiva madura. Então para continuarmos, vamos considerar cristianismo numa perspectiva de cinco esferas. Cada pessoa na terra vive em uma destas esferas, e dentro de cada uma dessas esferas está uma progressão porque pessoas foram criadas para se mover de uma para a próxima através de suas vidas.

Esfera do Mundo

Este é o ponto de partida. Aqueles que vivem no sistema do mundo são não-cristãos. Eles não conhecem ou não andam com o Senhor.

A Esfera da Igreja

Quando as pessoas são crentes em Jesus, eles entram para a esfera da igreja.  Na esfera da igreja eles aprendem sobre amizade, comunhão, batismo, e as coisas básicas da mensagem do evangelho. Algumas pessoas vivem suas vidas inteiras apenas na esfera da igreja, com um entendimento muito básico a respeito do evangelho.

A Esfera do Sobrenatural

As vezes as pessoas na igreja começam a perceber que deve ter há algo a mais e eles mudam para a esfera do sobrenatural. Talvez eles começam a assistir Sid Roth, Patricia King, iBethel.tv, ou outro ministério carismático bem conhecido, e eles se conectam com algo sobrenatural que desperta uma fome neles. Eles percebem, “Eu não posso só ficar sentado na igreja; há algo mais do que isso. ” Como resultado, eles vão em direção da esfera do sobrenatural. Eu tenho notado que tipicamente o período de transição necessária da esfera da igreja para a esfera do sobrenatural funciona assim. Para cada dez anos que uma pessoa gasta na esfera da igreja, essa pessoa vai precisar de um a dois anos de ajustes para a esfera do sobrenatural. Eventualmente, depois do período de transição, o sobrenatural se torna parte da vida normal, que faz parte da vida da igreja. Assim pessoas adicionam o sobrenatural para experiência de sua igreja.

A esfera do Reino

Uma vez que as pessoas se climatizaram com a esfera do sobrenatural, eles são designados para mover para outra esfera chamada Esfera do Reino. Isso é o que acontece quando as pessoas começam a dizer: “Nós estamos curando pessoas na igreja, mas eu quero ver minha cidade transformada. Eu quero ver minha vizinhança, família, negócios, governo local e extensões transformadas”. Isso está movendo além de simplesmente o sobrenatural, para pensar sobre expandir o Reino. O conceito Sete montanhas de Lance Wallnau se conecta com esta esfera, como também os ensinos vindos da Bethel Church que fica situada em Redding, Califórnia. Na esfera do reino, pessoas estão pensando: “Isso é sobre mais que só meu grupo local ou igreja curando pessoas no altar no domingo de manhã” Nós precisamos alcançar nosso bairro. Precisamos estar envolvidos na imagem larga”. Então a esfera do reino é mais larga que a esfera sobrenatural, e a esfera sobrenatural é mais larga que a esfera da igreja. Cada esfera expande experiência de uma pessoa e perspectiva de como a pessoa progride.

A Esfera da Nova Aliança

Finalmente, nós temos a esfera da nova aliança, que é a reforma em curso na Igreja.  Ao longo da metade do último século, a igreja chegou a uma visão mais saudável e mais bíblica da expansão do reino e o que significa trazer o céu para a terra. Isso é muito importante. Mas a esfera da nova aliança é um outro passo na direção onde nós estamos indo. Atualmente, há poucos ministérios que estão anunciando esta mensagem, Welton Academy seria um dos principais e Joseph Prince seria um outro que está empurrando este reino a frente.

O que as pessoas perdem se não viverem na esfera da nova aliança é conhecer o coração do Pai a respeito deles. Uma das evidencias mais óbvias é a maneira como as pessoas que vivem em qualquer uma das esferas anteriores tendem a responder à tragédia ou desastre natural. Quando um terrível “evento” acontece, essas pessoas não sabem quando é causado por Deus, Satanás ou pecado humano. Eles perguntam: “Isso foi julgamento, ira ou algo parecido?” A razão pela quão eles não entendem isso é porque eles não entendem que Deus atua de acordo com a aliança que Ele está. Por que eles não entendem a progressão das alianças, eles não sabem como diferenciar entre o jeito que Deus atua dentro da velha aliança e da nova aliança.

É por isso que as pessoas fazem declarações tolas como: “Deus trabalha de maneira misteriosa”. Isso não é verdade. Ele não trabalha de maneira misteriosa, e ele não é misterioso. Na verdade, quando o novo testamento fala sobre o mistério, ele está falando do mistério de revelar Cristo, que já não é um mistério, uma vez que já foi revelado. O que antes era mistério agora nos é revelado na nova aliança.

Assim como está escrito: “O que nenhum olho viu, o que nenhum ouvido ouviu, e o que nenhuma mente humana concebeu” – as coisas que Deus tem preparado para aqueles que o amam – essas são as coisas que Deus nos revelou pelo seu Espírito (1 Coríntios 2: 9-10).

A primeira parte desta passagem é a citação de Isaias 64:4, desde o velho testamento. Paulo estava nos falando que o que estava oculto havia sido revelado pelo Espírito. Deus não está escondendo isso de nenhum de nós. Porque Deus sempre age em acordo com a aliança que Ele está, nós podemos saber o que Ele vai fazer. E nós também podemos saber o que Ele não vai fazer! Essa é a nossa nova aliança de relacionamento com Deus. Se nós sabemos que nós temos este tipo de relacionamento com Deus, então nós conheceremos nossos corações e nós também conheceremos o coração do Pai. Então quando algo trágico acontece, nós podemos conhecer o coração e a posição do Pai a respeito deste evento trágico porque nós estamos conectados com o coração d’Ele. Todas aquelas questões são respondidas pelo entendimento da aliança que nós estamos. Aqueles que vivem na esfera da nova aliança tem um profundo entendimento do coração do Pai e tem respondido todas aquelas questões mencionadas acima.

Por outro lado, a falta de entendimento da velha aliança pode ocultar quem é Deus. Se nós não entendermos a velha aliança, isso se torna um véu que nos impede de ver o coração do Pai e conhecer como Ele é. Ao invés disso, nós olhamos para a “Velha Mosaica Aliança” e vivemos no medo daquela velha aliança, mesmo quando nós não estamos debaixo daquela aliança. O fato importante que as pessoas perdem é que a velha aliança foi sempre uma aliança temporária e Deus prometeu desde o início substituir ela com a circuncisão do coração, que é a nova aliança (Deuteronômio 29:12-30:6).

Assim, a nova aliança nos ajuda entender como o Rei se sente sobre nós. Muitos cristãos estão tentando avançar o Reino, mas eles não conhecem o Coração do Rei a respeito deles.

Se nós não conhecemos o coração do Pai a respeito de nós, então nós viveremos e sentiremos como órfãos e nós leremos a bíblia com uma enorme confusão a respeito do coração do Pai. Um dos erros mais comuns é como as pessoas começam a acreditar tudo que está na bíblia é aplicável a todos. Isso não é verdade, porque um pouco do que está na bíblia está sob a velha aliança, sob o qual ninguém vive atualmente. Nós podemos ler e aprender destas passagens bíblicas, mas elas não são aplicáveis para nós no jeito que elas foram para a audiência original. Assim como Paulo disse: “Aquelas coisas aconteceram para eles como exemplos e foram escritas como avisos, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1 Cor. 10:11). Então nós aprendemos destes exemplos, mas nós não aplicamos a lei ou a velha aliança para a nossa vida. Algumas pessoas vivem tentando dizer que a bíblia é um livro reto e tudo se aplica da mesma forma. Essa não é a vontade de Deus! Isso é muito distante da verdade da nova aliança apresentada no novo testamento. Essa é a razão porque na esfera da nova aliança as pessoas não misturam a velha e nova aliança na sua apresentação.

Muitas pessoas rejeitam o evangelho porque a mensagem que eles recebem da igreja é uma mistura da velha e a nova aliança, e eles não pode provar o evangelho. Infelizmente, nós temos essa mistura, que tem um problema desde o início da igreja primitiva. Na verdade, Paulo passou maior parte do seu ministério lutando na mensagem do evangelho, particularmente os Judaizers (termo dos cristãos que insistem que suas co-religiões devem seguir a lei de Moisés) que estavam tentando arrastar as pessoas da nova aliança para a velha. Todo o livro de Hebreus como também o livro de Gálatas e uma grande porção das cartas de Paulo endereçam este problema. O mesmo problema de mistura entre a velha e a nova aliança ainda acontece hoje, e isso tem filtrado em tantas áreas diferentes de pensamento na igreja. Isso é porque a nova aliança é tão importante. A reforma que Deus está trazendo para a igreja irá lidar com toda a forma de pensamento da velha aliança e estabilizar a mente das pessoas para a nova forma de pensar da nova aliança. Isso vai demolir medo, paranoia dos fins dos tempos, legalismo, desigualdade de gênero, racismo e todas as outras áreas de falta na igreja. Este é o lugar para onde a igreja espalhada pelo mundo está indo. Isso que o Espírito Santo está fazendo nestes dias.

Fonte: https://weltonacademy.com/blogs/jonathanwelton/87319873-the-mystery-of-the-five-realms